segunda-feira, 13 de agosto de 2012

D – “CREIO NO ESPÍRITO SANTO; NA SANTA IGREJA UNIVERSAL; NA COMUNHÃO DOS SANTOS; NA REMISSÃO DOS PECADOS”

O Credo Apostólico fala sobre Deus Pai Todo Poderoso, a imagem de um Pai-Rei todo poderoso implica em ordenanças. Como o Criador e Supremo Rei, Deus instituiu leis e ordenanças. Esse conceito de ordenanças é importante para entendermos a frase ‘remissão dos pecados’.

O QUE É PECADO?

Para entendermos o pecado precisamos ir ao Jardim do Éden. Lá, a Bíblia nos mostra como Deus fez tudo com perfeição e tudo era bom. No Éden Deus também instituiu mandamentos/ordenanças.

O padrão do certo e do errado encontrava-se exclusivamente na autoridade de Deus — não como algo alheio a ele, mas como algo idêntico à sua vontade, e expresso por meio de instruções e ordens.” (Vincent Cheung - http://monergismo.com/v1/?p=2560)

O primeiro ato de desobediência da parte de Adão e Eva a Bíblia chama de pecado:

Rm5:12-14 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; 13 pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. 14 Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.

Um modo correto de definirmos o pecado é desobediência ao mandamento de Deus!

I Jo 3:4 Todo aquele que pratica o pecado transgrede a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

Pecado é a transgressão das leis de Deus!

J.C. Ryle coloca assim:“O pecado é essa vasta enfermidade mortal que afeta toda a raça humana. Um pecado consiste em fazer, dizer, pensar ou imaginar qualquer coisa que não se conforme perfeitamente à mente e à lei de Deus. A mais ligeira separação, externa ou interna, do completo acordo com a vontade e o caráter revelados de Deus, é um pecado, e de imediato nos faz culpáveis aos Seus olhos. É muito fácil quebrar a lei de Deus em pensamento ou desejo, ainda quando não exista um ato visível de impiedade. Nosso Senhor estabeleceu esse ponto mais além de toda disputa em Seu sermão do monte (Mateus 5: 21-28). É também fácil quebrar a lei de Deus quando se omite de fazer o que Ele exige. Jesus deixou isso muito claro tambem, ‘Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber’ (Mateus 25:42). E devo recordar-lhes que é possível cometer algum pecado, e, no entanto, ser ignorante dele. Ao povo de Deus, Israel, lhes foi instruído que existe pecado de ignorância (Levítico 4) o qual foi confirmado por nosso Senhor quando Ele disse: ‘Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado’ (Lucas 12:48) Faríamos bem em lembrar que nosso conhecimento imperfeito não é a verdadeira medida de nossa pecaminosidade.” (http://bisporyle.blogspot.com.br/2011/08/o-pecado-algumas-definicoes.html)

Pecado consiste em quebrar qualquer mandamento de Deus revelado a nós nas Escrituras, na consciência ou na razão. O pecado tem várias formas: no pensar, no falar, no agir, na desobediência e na omissão. Pecados pelos quais somos tentados através da carne, do mundo e do diabo. Pecados diretamente direcionados a Deus, outros aos nossos vizinhos e que arruina a nós mesmos. Pecados do orgulho, da cobiça, glutonia, ira, inveja e preguiça. Em muitas coisas nós pecamos, e ‘se dissermos que não temos pecados, nós mentimos e a verdade não está em nós’”(http://www.reformed.org/documents/index.html)

Pecado é:

a) Quebrar as leis de Deus – o mais perfeito Legislador.

b) Rebelião para com Deus – o justo Rei.

c) Não atingir o alvo (marca) estabelecido por Deus – o perfeito Planejador.

d) Ser culpado perante Deus – o justo Juiz.

e) Ser impuro diante Deus – o Santo!

Pecado é o que há de mais trágico e terrível nesse mundo! Para sabermos a perversidade do pecado e o ódio que Deus tem para com isso é essencial que olhemos para a crucificação de Jesus. A crucificação do nosso Senhor Jesus proclama em alta voz quão abominoso é o pecado!

O PECADO ORIGINAL:

Muitos alegam que o pecado é consequência de fatores externos e que as pessoas não nascem em pecado. Mas não é isso o que a Bíblia ensina! “A Bíblia ensina que nossos pais originais, Adão e Eva, caíram em pecado. Subsequentemente, todo ser humano tem nascido com uma natureza pecaminosa e corrupta... Pecado original não indica primeiramente o primeiro ou o pecado original cometido por Adão e Eva. O pecado original refere-se ao resultado do primeiro pecado – a corrupção da raça humana. Pecado original refere-se à condição caída em que nascemos.” (R.C. Sproul - )

O homem é gerado no pecado e nasce com uma natureza pecaminosa. O homem nasce rejeitando e resistindo a lei de Deus (Sl 51:5Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe).

Ef 2:1-3 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores (NVI)/filhos(grego) da ira.( καὶ ἤμεθα τέκναφύσειὀργῆςὡς καὶ οἱλοιποί)

Paulo deixa bem claro que todos são por natureza filhos da ira.

Rm1:18 Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Estamos sob a ira de Deus, diz ele, por natureza... Somos o que somos, em todos os aspectos, ‘por natureza’. Se vocês preferirem outra tradução, poderiam usar em seu lugar a expressão ‘por nascimento’, ‘e éramos por nascimento filhos da ira, como os outros também’... Noutras palavras, o ensino aqui é o mesmo ensino da Bíblia toda concernente ao homem em pecado, ensino segundo o qual nascemos neste mundo com uma natureza desobediente.” (D.M. Lloyd-Jones- http://www.monergismo.com/textos/pecado_original/pecado_lloyd.htm))

Toda pessoa nasce separada de Deus, pois nasce em pecado!

O PECADO E A MORTE:

Deus disse a Adão que se ele desobedece, ele morreria. (Gn2:16-17 E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 17 mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"). A morte que Deus proclamou era sim física, mas muito mais que física, era uma morte espiritual! A morte mais trágica é a separação do homem da presença de Deus! Com o pecado, o homem morreu espiritualmente e se tornou inimigo de Deus! O pecado é separação da presença gloriosa de Deus.

Ef 2:1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados

Rm6:23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

O pecado é sempre julgado, nunca ignorado! Para aqueles que estão em Cristo Jesus os pecados foram julgados e condenados na cruz, mas aqueles que não estão em Cristo se apresentarão diante do justo Juiz sem ter os pecados condenados.

“CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS”

A má notícia é que todos nós pecamos, estamos separados de Deus e somos merecedores da ira de Deus! A humanidade toda nasce separada e em rebeldia para com Deus. Mas o Evangelho da Cruz proclama uma solução para essa situação deplorável do homem.

O Evangelho da Cruz nos mostra que Deus apaziguou a Sua justa ira, promovendo reconciliação e paz entre Ele e o homem pecador na crucificação de Jesus!

Todos nós somos considerados culpados diante do justo Juiz. ‘Não há nenhum justo, nenhum sequer!’.

REMISSÃO – ação ou efeito de remitir ou perdoar.Gk. ἄφεσις – libertar, perdoar por completo, enviar alguém embora sem punição.

O perdão é sempre concedido por alguém. Nós não temos a capacidade e a justiça para nos declararmos justos, precisamos de um Juiz.

Ao declararmos que cremos na remissão dos pecados, nós estamos declarando que Deus perdoou nossas ofensas e nos declara justos. Mas como?

Pv 17:15 Absolver o ímpio e condenar o justo, são coisas que o Senhor odeia; 24:24 Quem disser ao ímpio: "Você é justo", será amaldiçoado pelos povos e sofrerá a indignação das nações.

O PERDÃO DE DEUS:

O Senhor não perdoa simplesmente olhando para o outro lado, ignorando o pecado. Ele não perdoa sendo indiferente para com o pecado. Todos os pecados já cometidos foram ou serão punidos. Para alguns eles já foram punidos na cruz, enquanto para outros todos os pecados serão condenados no último dia! [Na 1:3O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado]

Então como Deus perdoa os pecadores?

Rm4:5,7-8 Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.7"Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados. 8 Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa".

Como isso ocorre?

I Pe 2:24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

Deus julgou todos os pecados do Seu povo em Jesus!

PERDÃO E JUSTIFICAÇÃO:

O perdão dos pecados está totalmente ligado à justificação! A Bíblia mostra que todos nós somos imperfeitos, mas Jesus nasceu sem a natureza pecaminosa e viveu uma vida de perfeita justiça. Na cruz Cristo recebeu toda a ira e punição de Deus por todos os pecados do Seu povo. II Co5:21Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Toda pessoa que crê em Jesus como o único meio de reconciliação entre o justo Deus e o homem é perdoada! É isso o que Paulo fala em Rm 4:5.

At 26:18 para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim

Ef 2:1-8 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus

O perdão está totalmente ligado à justificação pela fé! Rm 5:8-10 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. 9 Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! 10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

O pecado é tão horroroso e tão sério aos olhos e padrões de Deus que Ele precisou enviar Seu único Filho para viver de forma perfeita e morrer de forma horrorosa para nos mostrar o que é perdão!

A remissão, ou o perdão dos pecados, é a mais maravilhosa revelação do amor de Deus!

Não há nenhuma outra maneira do homem obter perdão, senão pela fé na obra de Jesus!

Rm 5:1-2 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, 2 por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Esse perdão, que é possível, é completo, de acordo com as Escrituras – quer dizer, quando Deus perdoa a um homem seu pecado, o faz sem reservas. Ele apaga a dívida sem nenhuma revisão dos cálculos. Ele não suprime uma parte do pecado do homem, mas, porém o faz responsável do resto – antes, no momento em que um pecado é perdoado, é como se sua iniquidade nunca houvesse sido cometida; o pecador é recebido na casa do Pai e é abraçado com o amor do Pai como se nunca houvesse se desviado; é levado a ser aceito diante de Deus, e desfruta da mesma condição como se nunca tivesse transgredido. Crente, bendito seja o Senhor porque no Livro de Deus não existe pecado nenhum contra sua pessoa. Se você crê, é perdoado, e não é perdoado parcialmente, mas sim plenamente. O escrito de dívida que havia contra você é apagado e é cravado na cruz de Cristo, e nunca mais poderá ser usado contra ti. O perdão é completo.” (Spurgeon - http://www.projetospurgeon.com.br/2012/01/sem-sangue-sem-remissao/)

Sl 32:1 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Nada menos que o poder de Deus pode resgatar e redimir e salvar o homem. Entretanto, Ele o fez em Cristo. E nós, que somos cristãos, fomos levantados daquela terrível condição em que estivéramos outrora, unicamente por causa da Sua maravilhosa graça.” (D.M. Lloyd-Jones - http://www.monergismo.com/textos/pecado_original/pecado_lloyd.htm)