quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CREIO NO ESPÍRITO SANTO

C – “CREIO NO ESPÍRITO SANTO; NA SANTA IGREJA UNIVERSAL; NA COMUNHÃO DOS SANTOS;”

Aqueles que nasceram do Espírito Santo são levados à Santa Igreja e nela há a comunhão dos santos! Aqui vemos a mudança da igreja católica para a igreja local. Apesar de todos os cristãos fazerem parte da igreja universal, o credo mostra que é necessário que os cristãos estejam firmados em igrejas locais!
Essa declaração é uma forma de negar a ideia de que um cristão possa declarar apenas ‘creio na santa igreja universal!’. Se o cristão declara crer na santa igreja universal, então ele deve crer e declarar a preciosidade da igreja local.

A declaração ‘creio na santa igreja universal’ tem um foco maior no relacionamento do cristão com Jesus Cristo, isto é, independente de onde você se encontra você faz parte da igreja universal, pois você está ligado a Jesus. Aqui vemos que o foco vai para o corpo de Cristo! Se você está ligado ao Cabeça, então você precisa estar ligado ao Seu corpo, a igreja!

A comunhão dos santos como é descrita na Palavra só ocorre na esfera da igreja local!

sanctorum communionem e αγίων κοινωνίαν
COMUNHÃO – (Gk. κοινωνία) Essa é uma palavra de extrema importância na vida da igreja. Muito usada, mas MUITO POUCO praticada! Comunhão fala de participação ativa! Comunhão fala de uma UNIÃO COMUM entre as pessoas!
Essa palavra tem o sentido de compartilhar, dividir e repartir!

Um dos grandes propósitos da Igreja de Cristo é a edificação dos santos (Ef 4:12,19,29). Uma das formas da igreja cumprir sua missão de edificar o corpo é através da comunhão dos santos. “O Novo Testamento fala de koinonia, literalmente, de ter ou considerar todas as coisas em comum. De acordo com Atos 5, os membros da igreja primitiva compartilhavam de seus bens materiais.” (MillardErickson, Christian Theology, Baker, pg 1064)

At 2:42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Comunhão verdadeira requer tempo, sinceridade, cuidado e sacrifício!

I Jo 1:6-7 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Comunhão genuína só pode fluir de uma comunhão genuína com Jesus. A mediocridade e a superficialidade da comunhão nas igrejas revelam a superficialidade da comunhão das pessoas com Jesus! É impossível para uma pessoa cultivar uma comunhão verdadeira com Jesus e ter comunhão superficial com o Seu corpo!

O QUE ENVOLVE A COMUNHÃO DOS SANTOS NAS IGREJAS:

1 - Comunhão dos Bens Espirituais: Nós compartilhamos e repartimos dos dons e riquezas espirituais que recebemos. Cl 3:16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações; I Te 5:11 Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo; Ef 5:18-21 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 21 Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo; Tg 5:16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

2 – Comunhão dos Bens Materiais: O cristão é convocado a repartir e compartilhar dos seus bens materiais!
Isso não quer dizer que você deva fazer da igreja o Exército da Salvação, onde você doa o que não presta mais ou o que é sobra. Devemos compartilhar coisas boas com nossos irmãos! Rm 12:10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios; Rm 15:26-27 Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém. Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais; II Co 8:1-4 Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. 3 Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria 4 eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos; I Pe 4:9 Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.

O que precisamos na igreja é de uma espécie de relacionamento familiar que é uma fraternidade e uma irmandade. Pode ser aprendida em parte fora da igreja em outras atividades, tais como o mundo dos esportes ou até mesmo no campo de batalha. Mas o mais profundo entretecimento de seres humanos para uma causa comum, uma fé comum, e um Senhor comum existe na igreja de Jesus Cristo.” (R.C. Sproul - http://www.editorafiel.com.br/artigos_detalhes.php?id=370)

I Jo 3:17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
Muitos crentes vão à igreja da mesma maneira que vão aos Correios. Não sabem quem abriu a agência ou a limpou. Não se importam com quem mais ali está, exceto os funcionários no balcão. Tudo que desejam é enviar suas correspondências e ir embora. Nem mesmo se interessam em olhar rapidamente para as outras pessoas que estão na fila, a menos que alguém lhes chame pelo nome. Se isto acontece, então se voltam e conversam um pouco com aquela pessoa. Isto é o que acontece a muitos crentes. Tudo que lhes interessa é desfrutar do culto, do pastor e de sua mensagem. Não sabem quem abriu o templo, quem o varreu, colocou os hinários nos bancos, etc. Tudo que desejam é ouvir o sermão e desaparecer, voltando para casa. Se alguém os cumprimenta, então param, conversam um pouco antes de sumirem, retornando para casa.
Com certeza, isso está errado. Todo crente deveria ser um membro ativo de sua igreja. Se você é culpado desse tipo de atitude em relação à igreja, deve parar. Precisa tornar-se membro de uma igreja local e fazer que sua membresia seja significativa.”(Conrad Mbewe - http://www.editorafiel.com.br/artigos_detalhes.php?id=53)

ASPECTO ETERNO:

A frase ‘Comunhão dos Santos’ fala também do aspecto eterno dessa comunhão! Os santos que já morreram e estão no Céu têm comunhão um com o outro e com o Cordeiro. Nós aqui temos comunhão entre os que vivem, e quando nos reunimos para adorar ao Senhor, de uma maneira espiritual e transcendente, nós temos comunhão com todos os santos, adorando o nosso amado Senhor e Salvador!

Hb 12:22-24 Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, 23 à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, 24 a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Você crê na comunhão dos santos?
Como você tem colocado em prática essa realidade?

Confissão Batista de Fé de 1689 – Capítulo 27 – A Comunhão dos Santos

1. Todos os santos estão unidos a Jesus Cristo, o Cabeça, pelo Espírito e pela fé, e têm comunhão com Ele em suas graças, sofrimentos, morte, ressurreição e glória (I João 1:3; João 1:16; Filipenses 3:10; Romanos 6:5-6) muito embora isso não os torne uma só pessoa com Ele. Estamos unidos uns aos outros no amor, eles têm comunhão nos dons e nas graças de cada um (Efésios 4:15-16; I Coríntios 12:7; I Coríntios 3:21-23) e têm a obrigação de cumprir os deveres públicos ou particulares que, de uma maneira ordeira, conduzam ao bem-estar comum, tanto em questões espirituais quanto materiais (I Tessalonicenses 5:11,14; Romanos 1:12; I João 3:17-18; Gálatas 6:10)

2. Os santos, ao fazerem sua profissão de fé, comprometem-se a manter uma santa associação e comunhão para adorar a Deus e prestar outros serviços espirituais, que tendam à sua mútua edificação (Hebreus 10:24-25; Hebreus 3:12-13) também têm compromisso de socorrer uns aos outros em coisas materiais, de acordo com as habilidades e as necessidades de cada um (Atos 11:29-30). Esta comunhão, segundo a norma do evangelho, deve especialmente ser exercida no âmbito familiar (Efésios 6:4) e nas igrejas (I Coríntios 12:14-27) mas, conforme Deus ofereça oportunidade para isso, também deve ser estendida a toda a família da fé, a todos os que, em todo lugar, invocam o nome do Senhor Jesus. Entretanto, a comunhão de uns com os outros, como santos, não destrói nem infringe o direito ou a propriedade de cada pessoa, seus bens e possessões (Atos 5:4; Efésios 4:28)