segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Creio na Ressurreição do Corpo

E – “CREIO NO ESPÍRITO SANTO; NA SANTA IGREJA UNIVERSAL; NA COMUNHÃO DOS SANTOS; NA REMISSÃO DOS PECADOS; NA RESSURREIÇÃO DO CORPO

A ressurreição dos corpos está totalmente ligada à ressurreição de Jesus e à remissão dos pecados!

Em várias religiões há o dualismo e esse conceito ensina que as substancias materiais [por exemplo, o corpo] são inferiores as espirituais [alma/espírito]. Os gnósticos rejeitam de toda maneira o conceito da ressurreição do corpo. Hoje, em nossa sociedade há uma supervalorização do corpo – os corpos caídos são idolatrados. Dentro das igrejas muitos estão mais preocupados com os corpos/material do que com o espiritual. Quão importante é para o cristão ter a perspectiva bíblica sobre todo o nosso ser!

A palavra ‘RESSURREIÇÃO significa: retornar a vida. A ressurreição dos mortos implica no voltar a viver no mesmo corpo. A palavra grega tem o sentido de levantar. A morte é muitas vezes descrita como ‘dormir’, por isso a ressurreição é vista como um levantar. Todas as pessoas são levantadas/ressuscitadas! A grande diferença está no destino de cada uma: Jo 5:28-29 "Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz 29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.

Quando dizemos crer na ‘ressurreição dos corpos’ nós estamos afirmando que voltaremos a viver em nossos corpos. Não em corpos diferentes!

Veja que não é reencarnação, mas ressurreição!
a - RESSURREIÇÃO X ENCARNAÇÃO:
Reencarnação é a volta do espírito ao plano material. Quando o homem morre, o corpo desce à sepultura e o espírito segue para o mundo espiritual. A doutrina da reencarnação sustenta que o espírito retorna à vida terrena, em novo corpo, tantas vezes quantas sejam necessárias. O objetivo desse retorno “é fazê-los chegar à perfeição” e proporcionar um “melhoramento progressivo da Humanidade”. “As reencarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito” (Quesitos 132, 167 e 169 do Livro dos Espíritos). A ressurreição dá ideia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já se acham desde muito tempo dispersos e absorvidos.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap. IV, item 4)

O Espiritismo nega com todas as forças a ideia da ressurreição. Para os espiritas isso é um absurdo.

Ressurreição significa a vivificação do corpo morto, não importa quanto tempo esteja nesse estado. Significa o reencontro do espírito com o corpo original: “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais pelo seu Espírito que em vós habita” (Romanos 8.11). Na vinda do Senhor, “os que morreram em Cristo [i.e., os cristãos, aqueles que crêem em Jesus como Senhor e Salvador] ressurgirão primeiro”. Os que estiverem vivos na Sua vinda serão arrebatados e estarão para sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4.16-17). Sob inspiração divina, o apóstolo Paulo declara: “Cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os tornará a trazer com ele” (v.14). A redenção dos cristãos abrange o corpo (Romanos 8.23). .De acordo com o ensino da Bíblia Sagrada, só há uma separação corpo-espírito, i.e., o homem só morre uma vez: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hebreus 9.27-28). O Senhor Jesus ensinou que o injusto, quando morre, vai para um lugar de tormentos. O justo, para um lugar de paz. Todos ficam aguardando a ressurreição.

Os cristãos creem que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo(Hb 9.27). Por isso, têm repudiado o ensino da reencarnação como uma séria e mortífera distorção da fé evangélica. A ressurreição na visão cristã está totalmente relacionada à obra de Jesus. Nós ressuscitamos para a vida eterna com base na obra redentora de Jesus. Para o cristão é a obra de Jesus que define a ressurreição. Os que creem na reencarnação acreditam que necessitam voltar à vida para realizarem mais obras.

B - PERDÃO E RESSURREIÇÃO:
O pecado trouxe a morte. A morte trouxe a destruição dos corpos. De todas as coisas que nós podemos esperar nessa vida a morte é a única concreta. Alguém uma vez disse, ‘Duas coisas são certas nessa vida: impostos e a morte!’. Para algumas pessoas a morte é o fim de tudo. Para essas pessoas não há nada após a morte e por isso a vida é totalmente sem propósito (I Co 15:32). Mas a Bíblia nos revela que morte não encerra nossa jornada, pelo contrário, para os cristãos a morte é o grande passo para a eternidade ao lado de Jesus, por isso o apóstolo Paulo aguardava com ansiedade sua morte! (Fp 1:21-24)

É com base na afirmação anterior [Creio na Remissão dos Pecados] que o Credo Apostólico agora declara crer na Ressurreição do Corpo! A vitória e o perdão que Jesus trouxe são completos! Aqueles que tiveram seus pecados perdoados por Deus, mediante Jesus, serão ressuscitados para a vida eterna no Paraíso. Isto é, serão glorificados!

Justificação implica na nossa libertação da condenação do pecado. Santificação implica na nossa libertação (gradual) do poder do pecado. Glorificação implica na libertação total da presença do pecado. A glória futura fala de uma nova criação, de habitar ao lado de um Deus totalmente santo, por isso há a necessidade de uma nova habitação (II Co 5).

Através da regeneração e santificação Deus nos renova interiormente; mas agora precisamos corpos que sejam compatíveis a essa renovação interna.” (J.I.Packer)

O perdão dos nossos pecados está totalmente ligado à justificação. Nós somos justificados por meio da fé em Jesus (Rm 4). A justiça de Cristo é imputada em nós e os nossos pecados imputados em Cristo (II Co 5:21), assim os nossos pecados foram perdoas quando Deus os julgou na crucificação de Jesus. Portanto nós que morremos com Jesus (pela fé), também ressuscitamos com Ele (Rm 6). Mas ainda aguardamos o completar desse processo, por isso ainda vivemos nesses corpos contaminados pelo pecado (Rm 7-8). Quando Jesus voltar e trouxer a consumação de tudo nós receberemos os corpos glorificados (I Co 15 e II Co 5:1-6).

C - A CORRENTE LÓGICA DE ROMANOS 8:
Rm 8:6-11 11 E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
vs.18-30 – Um dias toda a criação será redimida e um dia nossos corpos serão glorificados!

D - 4 VERDADES SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS CORPOS EM I CORÍNTIOS 15:
*** O 15° capítulo de I Coríntios é o lugar na Bíblia que mais fala sobre a importância da ressurreição de Cristo e consequentemente daqueles que nEle estão. A transformação dos nossos corpos destruídos [mesmo que queimado, afogado, decomposto...] em corpos gloriosos é um conceito tão impossível de ser entendido que Deus usa uma figura de linguagem para que nós, mortais, possamos ter um certo entendimento do que ocorrerá quando nossos corpos forem glorificados. Paulo em I Coríntios 15 usa a semente de trigo, algo duro e aparentemente morto e como ela gera uma planta verdejante e viva para ensinar como será a glorificação do corpo.

I – Nossos corpos serão incorruptíveis (vs 42,52). Um corpo incapaz de ser corrompido. Não haverá mais pecado e nem mais chance de pecar!

II – Nossos corpos serão gloriosos (v.43). Os nossos corpos serão como o do nosso Senhor e Salvador Jesus! Refletiremos toda a glória de Jesus. (Fp 3:21)

III – Serão corpos poderosos (v.43). Nossos corpos terão o poder de não cansar, não ficar doente e nem machucar, serão poderosos para amar e servir a Deus por toda a eternidade!

IV – Os corpos serão espirituais (v.44). É difícil de nossa mente entender isso, mas sabemos que não seremos feito de carne e sangue (v.50).

Em Filipenses 3:20-21 [20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso] Paulo usa a palavra metamorphosis para falar da glorificação do corpo e essa palavra nos lembra que como uma lagarta que é feia e se rasteja se transforma em uma borboleta linda que voa assim também nossos corpos decompostos se tornarão em corpos perfeitos.

Não é de se estranhar que quando essas verdades estão alicerçadas nos corações dos cristãos eles clamam, “Maranata!”.

E - PROPÓSITO DA RESSURREIÇÃO DO CORPO:
Essa incompreensível obra de glorificar os corpos destruídos e fazer deles incorruptíveis não é para que nós nos sintamos bem, elevar a autoestima e ficarmos mais alegres com nós mesmos, mas para servirmos a Deus e os nossos co-escravos por toda a eternidade em total perfeição e santidade! Para estarmos diante de um Deus totalmente santo por toda a eternidade é necessário corpos totalmente santificados!

(Ver também - Teologia Sistemática do Wayne Grudem - http://www.monergismo.com/textos/ressurreicao/morte_estado_glorificacao_grudem.htm)

Confissão Batista de Fé de 1689 - CAPÍTULO 31 – O Estado do Homem Após a Morte

1. Após a morte o corpo humano retorna ao pó e vê corrupção (Gênesis 3:19; Atos 13:36). A alma, porém, não morre nem dorme, porque possui subsistência imortal, retornando imediatamente para Deus, que a deu. As almas dos justos são aperfeiçoadas em santidade e recebidas no paraíso, onde estão com Cristo e contemplam a face de Deus, em luz e glória, aguardando a plena redenção de seus corpos (Lucas 23:43; II Coríntios 5:1,6,8; Filipenses 1:23; Hebreus 12:23). As almas dos ímpios são lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos e completa escuridão, guardadas para o juízo do grande dia (Judas 6-7; I Pedro 3:19; Lucas 16:23-24). Além desses dois lugares, a Escritura não reconhece outro lugar para as almas separadas de seus corpos. 2. No último dia, os santos que estiverem vivos não morrerão, mas serão transformados (I Coríntios 15:51-52; I Tessalonicenses 4:17). Todos os mortos serão ressuscitados com os seus mesmos corpos, e não outros; porém, esses corpos terão propriedades diferentes das que anteriormente tinham; e serão novamente unidos às respectivas almas, para sempre (I Coríntios 15:42-43). 3. Os corpos dos injustos serão ressuscitados para a desonra, pelo poder de Cristo. Os corpos dos justos serão ressuscitados para a honra, pelo Espírito, e serão conformados ao corpo de Jesus glorificado (Atos 24:15; João 5:28-29; Filipenses 3:21).