sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Credo Apostólico: VI - O CONTEÚDO DO CREDO APOSTÓLICO

image
É importante observarmos que o Credo Apostólico:
A – Possui uma ênfase na Trindade; B – Flui na ordem natural – de Deus e a criação, passando pela salvação em Jesus até a ressurreição e vida eterna.
1 – Creioem Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
ΠιστεύωειςΘεονΠατερα, παντοκράτορα, ποιητηνουρανουκαιγης.
Credo in Deum Patremomnipotentem; Creatoremcoelietterrae.
CREIO
A palavra ‘credo’ vem exatamente da primeira palavra no Credo Apostólico – ‘creio’!
O Símbolo Apostólico começa como que com um grito de declaração – “Eu creio!” É interessante notarmos que ele não começa com, ‘Acho’, nem ‘Espero’, mas sim com ‘Creio’.
A palavra grega pisteuo (‘eu creio’) é derivada da palavra pistis(fé) e tem o sentido de confiança, uma convicção tão certa que faz com que você coloque a sua vida em jogo devido a essa confiança – e é isso o que autor de Hebreus nos mostra no 11° capítulo da carta.
Hb 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Quando proclamamos ‘creio’, estamos dizendo que estamos plenamente convictos e fundamentadosnaquilo que proclamamos crer. Há uma convicção tão profunda na verdade que nos foi transmitida que essa convicção se torna a nossa fé.
Fé, no N.T., não é uma crença em fantasia irracional, mas uma confiança plenano que nós sabemos ser verdade.
O que NÃO é fé:
1 – Fé não é oposta a razão.
2 – Fé não é oposta a ciência - empirismo.
A nossa fé é alicerçada tanto na razão como na ciência! Pois como receberíamos qualquer informação de Deus se ela não fosse compreensível e inteligível à mente do homem? Portanto, a fé tem sim seu lado racional, o homem tem que usar seu intelecto e seu entendimento para ter fé.A fé tem também seu ladocientífico – não é um passo na escuridão. O que cremos foi visto e relatado por outras pessoas:Lc 1:1-2Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós, 2conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra; II Pe 1:16 De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.
Ao olharmos atentamente para esta passagem (Hb.11:1) e outras porções da Escritura, podemos verificar que o conceito bíblico de fé não é um salto irracional no escuro, mas um passo racional para a luz. Embora nossa fé descanse em coisas que não podem ser vistas, isso ocorre só depois de termos sido convencidos de que essas coisas, embora invisíveis, são, no entanto, reais.” (http://quadri.wordpress.com/2008/02/28/faith-and-reason-part-1-what-is-faith/)
Crer em Deus - ter fé - não significa que a pessoa precisa fechar os olhos e parar de pensar como muitos alegam.
Durante a Reforma a fé bíblica foi definida como tendo:
1 – NOTITIA --- Informação, ideia principal. Antes de crer, a mente precisa entender a mensagem. Há um conteúdo. A fé necessita de um conteúdo lógico. Precisamos de conhecimento e informação para crer [ver Romanos 10:14-17].
2 – ASSENSUS--- Assensus significa "dar a sua aceitação intelectual para a verdade de uma declaração". A pessoa não apenas sabe qual é a mensagem do Evangelho (notitia), mas aceita a mensagem como verdadeira (assensos).
Embora notitia e assensus sejam necessárias para a fé salvadora, elas não são suficientes em si mesmas. Este tipo de fé insuficiente é conhecida como fides historica(fé histórica), em oposição a fides salvifica (fé salvadora).
Charles Hodge disse, “Deus não requer nada irracional das suas criaturas. Ele não requer uma fé sem provas e evidências. O cristianismo é contrário à superstição e ao Racionalismo. O primeiro se trata de uma crença sem provas, o outro se recusa a crer naquilo que ele não entende.
3 – FIDUCIA --- Afeição e confiança. A pessoa não só escuta, compreende e aceita como verdadeira a mensagem do Evangelho, ela também se entrega e tem total confiança no Evangelho. A fé bíblica envolve uma confiança na pessoa de Jesus (não só na mensagem). Você passa a amar o Evangelho. Você passa a viver pela e para a sua fé.
Há coisas que nós nunca vimos; Deus, Jesus, o inferno, o Céu, mas nós cremos.Há também coisas que são insondáveis à mente dos homens.Os caminhos de Deus muitas vezes são muito além da nossa capacidade de entender (ex. a Trindade), mas nós cremos, mesmo não entendendo 100%. Muitas pessoas acham que quando você diz ‘eu creio em Deus’, isso é apenas uma opinião. Para muitos, fé é uma opinião pessoal, por isso, há aquele velho ditado que ‘religião não se discute’. Mas fé é algo muito mais sério e profundo do que uma mera opinião. Opinião é muitas vezes mudada quando confrontada com questões mais complexas. Por isso, sempre ouvimos, ‘mudei de opinião’. Fé não é mudada quando confrontada com questões difíceis, pelo contrário, é aí que a fé é demonstrada.
Hb 11:6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
O nosso crer não é fruto de superstição, mas de um agir gracioso de Deus que abre os nossos olhos e nosso entendimento para o Evangelho.
Ef 2:8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus
ASPECTO PESSOAL:Veja que o Credo não diz ‘nós cremos’, mas ‘eu creio’. Isso mostra o aspecto individual. Cada cristão deve ter essa plena convicção, cada cristão deve ter essa plena certeza, cada cristão deve ter essa fé para se aproximar e agradar a Deus. A minha esposa não pode ter por mim, nem eu posso ter pela minha filha. O crer é algo totalmente pessoal e individual.

CONCLUSÃO:
Quando declaramos ‘CREIO’, nós estamos dizendo que temos um fundamento para a nossa convicção tão firme, tão forte e tão sério que ele se torna o fundamento de toda a nossa vida. Todas as ações e convicções estão alicerçadas nesse firme fundamento que é a nossa fé. E ao mesmo tempo estamos declarando a graça de Deus em nos permitir que possamos ter essa fé!