segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Importante Papel dos Pais – Efésios 6:4

Sermão de Dia dos Pais

Titulo: O Importante Papel dos Pais – Efésios 6:4

Pregado na manhã de Domingo, do dia14 de Agosto de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Dr. Paul Vitz, professor de psicologia na Universidade de Nova Iorque e ex-ateu, escreveu um livro chamado ‘The Faith of the Fatherless’ (A fé dos que não têm pai). Nesse livro, Vitz mostra as consequências da falta dos pais na educação e vida e dos filhos. Ao estudar as biografias dos grandes ateus e agnósticos dos últimos três séculos, Vitz chegou à conclusão de que praticamente quase todos tinham pais distantes, ausentes ou abusivos durante a infância – frequentemente antes dos 18 meses de idade. Três anos antes da publicação desse livro, Luis Palau e David Sanford já haviam percebido esse mesmo fenômeno. Eles escreveram um livro chamado ‘God is Relevant’ (Deus é Relevante). Eles notaram que Darwin, Nietzsche e Freud, entre outros, sentiam muito ódio para com os seus pais, e quase todos esses pais eram homens religiosos que exibiam algumas falhas que os filhos consideravam intoleráveis. Ver: (http://www.focusonthefamily.com/parenting/parenting_roles/ fatherhood/fathersstay_close_ to_your_child.aspx)

O impacto negativo da ausência do pai na vida dos filhos é evidente. Todos veem isso!
Quanto mais satânica é a sociedade, menos contato e profundidade há no relacionamento entre pais e filhos.
Veja o que a psicóloga e profossera da USP, Belinda Mandelbaum diz sobre a importância do pai na educação dos filhos (veja a persperctiva fora da igreja):
[“Qual a importância do pai na Educação dos filhos? A psicóloga e professora da USP Belinda Mandelbaum fala como está a figura paterna neste mundo em transformação -- Houve mudanças sociais muito importantes no decorrer do século passado que causaram uma reviravolta no modelo familiar tradicional que resultou em uma fragilização do papel desse homem. A hierarquia familiar e os papéis do homem e da mulher sofreram uma transformação. Sem dúvida, o pai não é mais uma autoridade clara, definida, aquele que detém a verdade sobre tudo, sobre o que pode ou o que não pode... Podemos dizer então que o papel do pai acabou? O que acabou é a noção de pai atrelada à figura do homem, ao pai biológico. A psicanálise retira a idéia da paternidade e da maternidade da questão biológica do homem e da mulher. Não falamos mais em pai e mãe mas em função paterna e materna, que podem ser desempenhadas por pessoas que não necessariamente são os pais biológicos da criança. Toda criança precisa no seu desenvolvimento de alguém que exerça a função materna e paterna. Qual o risco de uma educação sem a função paterna? Com a ausência desse pai, as crianças correm o risco de se identificar demais com os ídolos da mídia, os jogadores de futebol, a celebridade da vez, e, na pior das hipóteses, com um grande líder político. Quando escolhemos uma pessoa dessas como exemplo o que conhecemos realmente como figura humana é uma criação midiática. O que torna difícil pras crianças distinguirem os verdadeiros limites e possibilidades do ser humano. O que os pais podem fazer para compreender melhor os novos papéis? É preciso estimular a reflexão sobre o que é ser pai e o que é ser mãe. Pensar sobre o que representamos para nossos filhos e quais as nossas responsabilidades no desenvolvimento deles. E levar essas discussões para todos dentro da família.”] (http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/entrevista- belinda-mandelbaum-490014.shtml)

Veja como a psicóloga encerra a entrevista: ‘É preciso estimular a reflexão sobre o que é ser pai... Pensar sobre o que representamos para nossos filhos e quais as nossas responsabilidades no desenvolvimento deles.’ Eu lhes pergunto: mas como estimular a reflexão e o pensar sobre o que é ser pai? Quem vai ensinar qual o papel do pai? A Globo e suas novelas? Os livros de psicologia? A psicanálise? As escolas que adotam os ensinos de Freud? Não! Só há um lugar onde é possível encontrarmos a VERDADE que nos ensinará como podemos e devemos ser bons pais – na Bíblia! Somente na Palavra de Deus podemos encontrar o padrão verdadeiro e o papel verdadeiro dos pais.

É completamente entendível que a nossa sociedade não aceite os padrões bíblicos. Devemos esperar que a nossa cultura e sociedade rejeitem a verdade ensinada na Palavra de Deus: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.” (I Cor 2:14); “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.” (Rm 8:5,7-8)

Por isso o cristão deve entender e compreender que o mundo vai totalmente contra aos padrões estabelecidos por Deus. O estranho seria se o mundo estivesse promovendo os padrões bíblicos do papel do homem e da mulher. Estranho seria se o mundo incentivasse as mulheres a cuidarem do lar, educarem os filhos e acharem o maior prazer em exercer o papel principal que Deus deu à mulher. Mas o que mais me preocupa é que as pessoas que se dizem cristãs estão vivendo do mesmo modo que o mundo – as verdades bíblicas têm sido rejeitadas pela grande maioria dos que se denominam cristãos. O cristão deve ter a ‘mente voltada para o que o Espírito deseja’, e o que o Espírito deseja está revelado na Palavra de Deus. Os pais cristãos estão adotando a mesma mentalidade do mundo – são iguais aos outros pais, a única diferença é que eles vão à igreja de domingo.

Para muitos pais cristãos o ‘importante é participar’ [como na propaganda do Gelol]. Os pais abandonaram o papel de ‘pai’ e agora são ‘amiguinhos’. Priorizam o tempo juntos em videogame, ir ao Shopping – comprar roupas ‘legais’, ir aos jogos de futebol, praticar esportes juntos, sair com os amigos da escola. Para outros pais, eles acham que são bons pais se eles pagarem as melhores escolas, viagens para Disney e derem roupas de marcas... Tudo isso é ótimo e deve ter seu lugar na educação, mas o pai deve ser pai! A Bíblia mostra que o papel principal do pai é transmitir sabedoria para os filhos. Na bíblia, sabedoria é TEMER AO SENHOR! Pv 4:1 Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento.1:8 Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. 3:1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.Ef. 6:4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Muitos pais estão preocupados em deixar para os filhos uma herança material – ‘Eu preciso deixar uma casa, meu negócio...’ – se matam para conseguir dar tudo do mais caro, e esquecem que o que preserva a vida é obedecer aos mandamentos do Senhor com temor.

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:36)

Veja que a Bíblia não diz, “Filho, ouça a instrução do seu amigo!”, mas a “instrução de um pai”!

Hoje nós temos um monte de pais superficiais criando filhos superficiais, que serão pais superficiais. A família, a igreja e a nação toda são afetadas! Por isso o Senhor diz que visita e castiga os filhos pelas iniqüidades dos pais. Ele não está falando de ‘maldição hereditária’, mas de conseqüências que são carregadas para as próximas gerações se as pessoas não se arrependem.

* O cristão está numa constante batalha! Pais, vocês estão em uma guerra e nós devemos vestir diariamente a armadura de Deus. Nessa batalha não existe a desculpa que muitos dão de que “eu não tive um bom pai na minha infância” ou “meu pai era problemático”. Todos nós temos famílias problemáticas. Essa desculpa é dada desde os tempos de Caim, Abel e Sete. Como cristãos, nós temos o melhor exemplo de Pai! Nós temos um Pai perfeito que nos ama perfeitamente e nos ensina a amar como Ele ama através da Sua Palavra. O que precisamos fazer é voltar nossos olhos para o Pai Celestial e viver como Ele nos chama a viver! Essa é a grande batalha que todo homem-pai tem a cada manhã, a cada dia – acordar e seguir o exemplo do Pai verdadeiro!

Vamos olhar para Efésios 6:4 e ver o que podemos aprender com o único padrão verdadeiro, a Bíblia, sobre o que é ser um bom pai!

Ef 6:4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

[O foco será na segunda parte desse versículo]

I – O FOCO NOS PAIS:

É interessante notarmos que Paulo não está falando com as mães (primeiramente), nem com os pastores e nem com os professores – mas com os pais [Καὶ οἱ πατέρες]! Diferente dos ‘pais’ usados no versículo 1 [γονεῦσιν].

Por que Paulo não está falando com as mães e pais juntos, mas com os PAIS (homens) primeiramente?

1 – Apesar do pai e da mãe estarem juntamente envolvidos na educação da criança (Pv 1:8), o pai é o responsável principal pela educação [não necessariamente no processo da didática, mas no conteúdo que se é ensinado]. O pai é o cabeça do lar (5:23-25) – não só o cabeça da esposa, mas dos filhos também! Paulo compara a autoridade (não tirania) do marido/pai com a autoridade de Cristo (v.23 –‘como também’).

Diferente dos dias de hoje em que o homem não tem mais autoridade, a Bíblia requer que o homem tenha a autoridade do lar. O homem deve ser o cabeça da casa. Pais, vocês devem ser a autoridade em casa.

Como essa autoridade deve ser exercida pelos maridos-pais? Como Jesus Cristo exerce autoridade sobre a Igreja! Nos versículos 25-33 Paulo mostra como essa autoridade deve ser exercida – com AMOR! Ver I Cor 13:4-8

O pai não é só o cabeça da esposa, mas da casa toda! A família toda está sob a sua responsabilidade!

2 – Paulo está falando com os pais (homens), pois é muito fácil para o homem achar que a responsabilidade dele é de apenas suprir as coisas materiais. É muito fácil delegar a parte da educação para a esposa, para a igreja e para a escola e alegar que sua parte já foi feita – providenciar o dinheiro. Não é fácil trabalhar o dia e ainda ter que ser o cabeça da casa, mas quem disse que a vida cristã é fácil?! Como pais-homens-maridos esse é o nosso dever.

Nós somos responsáveis pela educação dos nossos filhos!

* Isso é revolucionário em nossa cultura e sociedade. As pessoas jamais aceitariam você dizer que o pai, além de ter que providenciar, é também o responsável final pela educação dos filhos.

O pai deve tomar a iniciativa para ter certeza de que os planos, os processos e as pessoas estão nos lugares certos para construir uma visão da verdade e da santidade de Deus na vida dos filhos.” (John Piper-http://www.desiringgod.org/resource-library/taste-see-articles/more-thoughts-for-fathers-on-ephesians-64)

Assim como o homem é o cabeça da mulher, ele também é o cabeça de toda a sua família;
portanto, a responsabilidade final de ‘criar’ seus filhos repousa sobre ele (6:4). Além disso, ele não deve apenas se preocupar com as vocações e perspectivas das crianças, mas a preocupação principal deve ser de criar seus filhos segundo a "instrução e o conselho do Senhor." Em outras palavras, ele deve se certificar de que os filhos estão aprendendo e seguindo as doutrinas bíblicas. Este tem sido o dever dos pais, e especialmente os pais, ao longo da história da humanidade (Deuteronômio 6:6-9). Isso também necessariamente resulta em que, se você não está ensinando seus filhos teologia cristã, então você é um pai ruim. Esta é a vara de medida para a paternidade [o ensino das doutrinas cristãs como a coisa mais importante na vida dos filhos é o que mede seu padrão de paternidade], e até que isso seja primeiramente discutido e resolvido, todas as outras considerações são triviais/sem importância
” (Vincent Cheung – Comentário em Efésios - http://www.rmiweb.org/books/ephesians.pdf)

* Em outras palavras – um pai bom/bíblico é aquele que tem a maior preocupação com ensino da Palavra de Deus para os seus filhos. Ele não está primeiramente preocupado com o ano de alfabetização, o tipo de didática da escola, se a escola oferece natação, se os professores são especializados – mas o que tira o sono de um pai verdadeiro, o que mais o preocupa, é se os filhos estão sendo frequentemente nutridos na Palavra de Deus!

A Bíblia mostra com clareza que o pai (homem) tem a responsabilidade final na educação do filho.

* [Já vi vários homens falando como se a esposa fosse a culpada pelas escolhas: “É difícil, pois minha esposa quer assim...” – a culpa final está no homem que deve ser o cabeça da casa. Gostei da ilustração do John Piper – “Se eu tivesse um problema com meus filhos em casa e Jesus pudesse vir pessoalmente e batesse na minha porta e minha esposa atendesse, Ele diria: ‘Eu posso falar com o John?’ – pois eu sou o responsável pela minha casa”.

Um homem não pode ser qualificado para o ofício de presbítero se a casa dele não está em ordem – isso mostra a importância da liderança do pai em casa!]

* Diferente do mundo que nos bombardeia hoje, a Bíblia mostra que o pai deve ter a autoridade e responsabilidade final dentro de casa.

Como o pai deve se comportar? Visto que ele é o cabeça da casa e deve governar o lar como Jesus Cristo governa a igreja, como Ele deve exercer sua autoridade sobre os filhos?

II – NÃO IRRITEM SEUS FILHOS:

O primeiro mandamento de Paulo é uma proibição para os pais: não irritarem os filhos.

A palavra grega παροργίζω tem o sentido de provocar a pessoa de tal maneira que ela fica irada. Muitas pessoas gostam de ficar provocando as crianças – acham que isso é legal, mas na verdade isso é abominado pelo Senhor.

Esse mandamento era de extrema importância em uma sociedade onde os pais eram abusivos e tirânicos. A cultura romana tinha a Patria Postestas – o poder total do pai de fazer o que ele bem entendia. Paulo está ensinando que agora que eles estão em Cristo, são novas pessoas e devem se comportar como Cristo se comportou.

*Hoje é o contrário. A maioria dos pais não provoca a ira por causa do autoritarismo, mas por causa da indiferença! Os pais são uns ‘bananões’, completamente ausentes.

Como os pais fazem isso:

1 – Provocando com brincadeiras que irritam; falando coisas que a criança não gosta.

2 - Mimando: se você der tudo o que ela quer, você irá destruir a vida dela; quando alguém não dá o que ela quer, fica irada.

3 – Não disciplinando: se você não mostrar que há conseqüências dolorosas para a desobediência, irá criar um monstro!

4 – Preferência de um filho sobre o outro: elogia um mais que o outro...

5 – Negligenciando: abandono.

6 – Abusando fisicamente e verbalmente: cuidado como você fala e como você disciplina fisicamente. Jamais discipline com raiva! Deus não nos disciplina com raiva, mas com amor!

Muitas outras maneiras poderiam ser faladas. Mas vamos para o próximo tópico que é o foco desse estudo.

III – ANTES CRIEM-NOS SEGUNDO A INSTRUÇÃO E O CONSELHO DO SENHOR:

O oposto de provocar e desanimar a criança é criá-la na instrução e conselho do Senhor.

Pais esse é o nosso dever!

CRIEM-NOS’ - o primeiro mandamento positivo de Paulo para os pais é para eles serem os responsáveis pela CRIAÇÃO dos filhos!

Quantos pais cristãos têm ignorado esse mandamento! Eles acham que são os professores de escolinha bíblica, das creches e escolas que devem criar os filhos.

O mandamento de Deus para nós, pais, é para CRIARMOS nossos filhos! Fazer o filho e achar que levá-lo à igreja e pagar a escola já é suficiente, é a maior mentira que tem contaminado os pais.

A palavra ‘criar’ - ἐκτρέφω - tem o sentido de nutrir, alimentar de forma que a pessoa cresça com saúde – ou uma flor florescendo!

Essa mesma palavra é usada em 5:29 [28Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja]

Quando a pessoa sente fome ela come. Isso é natural e saudável - problema de alimentação mostra algum problema na pessoa.

O amor do marido pela esposa deve ser tão básico e essencial como o alimento diário. Quando você se nutre saudavelmente, demonstra amor pela sua vida, pois está cuidando dela. Assim como o homem que ama a sua vida (que é um dom de Deus) come direito [parte natural], ele também deve nutrir a sua esposa espiritualmente – cuidar dela (vs.25-33) - pois é assim que Cristo age com a Sua noiva – a igreja! Assim como o pai-marido deve nutrir seu corpo (física e espiritualmente), ele deve nutrir também a sua esposa e os seus filhos espiritualmente! Isso demonstra o amor dele pela sua família!

** Pais, vocês devem nutrir-se a si mesmos, nutrir suas esposas e seus filhos!

* Você tem criado/nutrido seus filhos de forma correta? – Você tem sido um pai que nutre, ou um jardineiro que cuida da plantinha para que ela cresça de forma saudável?

* Como um pai nutre/alimenta seus filhos?

Ef. 6:4 - Dando instrução e conselho do Senhor!

Onde a pessoa acha a instrução e o conselho do Senhor? Nos livros da escola é que não vai ser! Só na Palavra de Deus!

* INSTRUÇÃO - παιδεία – treinar, educar e exercer disciplina. Essa palavra engloba todo o processo de educação para a criança chegar à maturidade!

* CONSELHO - νουθεσία - admoestar e avisar. O pai não é só o educador como também o conselheiro, aquele que aconselha e concede sabedoria!

A triste realidade é que muitos homens não fazem mais isso – eles delegam essas responsabilidades de forma total para as mães, para os professores, para os ministérios infantis e de jovens nas igrejas.

** A instrução (educação) e o aconselhamento devem ser DO SENHOR (κυρίου) – o genitivo expressa posse.

Onde o pai conseguirá a educação e o aconselhamento que vêm do Senhor? Na Palavra de Deus!

II Tm 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução (paidéia) na justiça para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

I Cor 10:11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência/aviso (nouthesia) para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

** Quanto mais tempo você passa na TV, na frente do computador, na frente dos jogos – menos tempo você passa se edificando na Palavra. Consequentemente, menos conselhos, menos treinamento, menos educação do Senhor você terá para nutrir o seu filho!

* Imagina quando os homens passarem mais tempo em comunhão com o Pai, através do estudo da Palavra e da oração, e passarem mais tempo com os filhos (as) treinando, disciplinando e aconselhando-os com os princípios da Palavra de Deus. Qual o impacto que isso traria em uma sociedade?!

O que seu filho mais precisa é o alimento saudável. A criança e o bebezinho precisam de comida saudável para crescer. O que você tem dado para os seus filhos?

* Tem gente tão preocupada com a comida que a escolinha serve para o filho, mas nem um pouco preocupada com o alimento espiritual da criança!

Como é que você mostra amor pelo seu filho, quando você, pai, o entrega para ser cuidado por um desconhecido por horas?

** Nutrir uma criança de forma natural já requer esforço e tempo, quanto mais nutrir espiritualmente?! E essa responsabilidade Deus deu aos pais, não ao Estado, às escolas e aos ministérios de crianças e jovens! Ef. 4 – Pais... criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor

*** Essa crise nas famílias se dá devido ao fracasso dos homens/pais em se alimentarem diariamente na Palavra de Deus e terem comunhão com o Espírito. Os pais estão destruídos espiritualmente. Como conseqüência, eles não alimentam as esposas e nem as crianças!

Quando as mães se cansam de cuidar dos filhos, ou querem ser iguais às outras mães que ‘jogam’ os filhos nas escolinhas para que elas mesmas possam “viver”, não são encorajadas pelos maridos a cumprirem o papel dado por Deus de cuidar do lar. Ao invés dos maridos louvarem as esposas pela dedicação no lar e no cuidado dos filhos, eles aceitam a idéia e começam a viver como o mundo!

* Pais, vocês estão em uma guerra! Vocês devem vestir a armadura de Deus e terem as mentes renovadas pela Palavra. Chega de se assemelhar ao mundo! Chega de ter vergonha de ser diferente dos outros!

Deus nos chamou para sermos diferentes: Lv 18:3-5 Não procedam como se procede no Egito, onde vocês moraram, nem como se procede na terra de Canaã, para onde os estou levando. Não sigam as suas práticas. Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o Senhor. Nós não podemos viver como os nossos amigos do trabalho, que não conhecem ao Senhor, vivem!

** Pais, como vocês têm sido diferente do mundo no modo de educar seus filhos?

** Pai, vocês têm dado a INSTRUÇÃO e o CONSELHO do Senhor????

Ou vocês têm dado essa responsabilidade para pessoas que nem amam ao Senhor?

Quanto você tem nutrido seus filhos?

Uma vez no dia, antes de dormir? Duas vezes no dia? Antes da refeição?

Veja o que a Palavra de Deus fala sobre a frequência com a qual devemos nutrir nossos filhos nos mandamentos do Senhor:

Dt 6:6-9 - 6Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.7Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.8Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.9Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

O pai deve nutrir os filhos com persistência – o tempo todo!!!!

Quão fácil é ‘jogar’ os filhos nas mãos dos outros. Mas Deus nos cobrará por essa tarefa tão importante que é nutrir/criar os filhos nos ensinos e conselhos do Senhor!

** O tempo passa rápido. O caráter da criança é formado nos primeiros seis anos de idade e os dois primeiros anos são de extrema importância na vida da criança. Não desperdice esse tempo! Invista nos seus filhos através de uma perspectiva bíblica. Sacrifique as suas vontades carnais!

Quer ser pai de verdade? Quer ser um pai que segue o padrão de Deus e não desse mundo de trevas? Sacrifique seu tempo para NUTRIR/ALIMENTAR/ CRIAR seus filhos na sã doutrina!!!

O Pai celestial nos nutre na Palavra dEle, portanto siga o Seu exemplo!

Tg 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Qual o alimento principal para nutrir nossos filhos?

1 – O seu próprio exemplo! - Demonstre através da sua vida, quão maravilhoso é servir a Jesus. Como falar da alegria de servir a Jesus se você não tem alegria? Como falar da importância de orar e ler a Palavra se você não o faz?

I Cor 11:1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Que você possa falar isso pra os seus filhos e que eles possam ver e ansiar serem seus imitadores em todas as áreas da sua vida!

Ex. John Paton

2 – Ensine os seus filhos a temer ao Senhor! - Pv 1:7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina; 9:10 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Temor e reverência a Deus vêm de um entendimento de quem Deus é. Ensine os atributos de Deus – o amor, a misericórdia, a compaixão. Fale da Criação! Mostre a beleza do universo criado por Deus!

Mas também fale sobre a importância da santidade, da ira e da justiça de Deus.

* “Ensine seus filhos a temerem a Deus, caso contrário satanás fará com eles odeiem a Deus!” (John MacArthur).

* Jonathan Edwards disse que sempre que ele pregava para as crianças, gostava de pregar sobre o inferno, pois ele dizia que ‘É mais fácil criar temor em uma criança do que em um adulto’.

3 – Ensine os seus filhos sobre a necessidade da salvação! - Ore pela salvação deles, fale abertamente que eles precisam se arrepender e ter fé em Jesus.

Eles não são ‘anjinhos’. Eles são tão pecadores quanto qualquer outra pessoa. Treine-os a se arrependerem e buscarem o auxílio de Jesus!

** Pais, estejam contente com o básico!

I Tm 6:6-11 6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,10 pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.11 Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

Cuidado com o quanto você tem trabalhado, com o quanto você quer que sua esposa trabalhe e aprenda a estar contente com pouco! O mundo quer que você tenha tudo, que você viva para satisfazer as suas vontades carnais. O problema é que a pessoa nunca se satisfaz! Abandona os filhos em casa e nas escolas para conseguirem mais e assim nunca conseguem criar os filhos de maneira bíblica!

Conclusão:

** Pais, combatam o bom combate! Ser um pai bom = pai bíblico, é uma das coisas mais difíceis que existe! Mas não há nada mais recompensador – III Jo v.4 Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade!

Como conseguiremos impactar nossas casas, nossas igrejas e nossa sociedade? Indo para o Senhor todo dia e toda hora, vestindo a armadura de Deus todo dia, para ter a mente renovada e transformada.

Ser um ótimo pai não se dá pela ‘força e nem pelo poder, mas pelo Espírito Santo de Deus’. Se o Senhor tem te concedido graça, então vá até Ele! Se você está cansado, vá para Ele, pois Ele é o descanso. Se você está sem saber o que fazer, corra para Ele, pois Ele é a nossa sabedoria. Se você sente que está no meio das trevas, sem saber para aonde ir, clame por Ele, pois Ele é a Luz do Mundo. Voltemos nossos olhos para o Pai Perfeito nessa manhã, mediante a fé em Jesus. Clamemos por misericórdia, e o Pai Perfeito virá ao nosso socorro!