segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jesus Condena o Templo – Marcos 11:15-19

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus Condena o Templo – Marcos 11:15-19

Pregado na manhã de Domingo, do dia 25 de Setembro de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:15-19 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. 15Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.16e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.17E os ensinava, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".18Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.19Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.

Introdução e Contextualização:

Como você se sente ao ver a santidade de Deus sendo profanada?

Como você reage para com a corrupção na adoração verdadeira a Deus?

Deus tem um imenso zelo pela santidade do Seu nome:

Mt 6:9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

A primeira petição que Jesus nos ensina é para que o nome de Deus seja santificado!

Santificado é o oposto de profano, impuro ou comum.

Esse zelo pela santidade do nome de Deus deve ser alicerce de qualquer cristão – que o ‘nome’, ou seja, o caráter de Deus seja santificado, separado entre todos os povos.

Is. 48:9-11 Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? (NVI) ou porque, como seria profanado o meu nome? (ACF). Não darei minha glória a um outro.

Ez 39:25 Por isso, assim diz o Soberano Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.

Ez 20:9 Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações entre as quais estavam e à vista de quem eu tinha me revelado aos israelitas para tirá-los do Egito.

Ai daquele que profana o nome santo de Deus!

Um modo bem simples de profanar a santidade de Deus é quando oferecemos uma adoração corrupta – pervertida/falsa!

Levítico 10:1-3, 8-10 1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.2 Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.3 Moisés então disse a Arão: "Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ ". Arão, porém, ficou em silêncio.

V8 Depois o Senhor disse a Arão: 9 "Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão [provavelmente Nadabe a Abiú haviam bebido]. É um decreto perpétuo para as suas gerações.10 Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, [o sacerdote – todos os cristãos – devem fazer separação entre o santo e o profano – isso só é possível através de um julgamento sóbrio] 11 e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhes deu por meio de Moisés"

O Senhor não quer qualquer tipo de adoração. Não basta falar, “o que importa é o coração”.

A adoração engloba todo o nosso ser – o pensar, o agir, o falar, o comportar-se, o vestir.

Adoração corrompida e pervertida são abominadas pelo Senhor!

Jesus disse que Deus busca pessoas que O adoram em Espírito e em VERDADE (oposto de mentira, falso, pervertido).

Deus leva muito a sério a honra e a glória do Seu nome, do seu santo caráter.

Ex 34;12-14 Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que vivem na terra para a qual você está indo, pois eles se tornariam uma armadilha. Pelo contrário, derrube os altares deles, quebre as suas colunas sagradas e corte os seus postes sagrados. Nunca adore nenhum outro deus [esse mandamento é para o povo de Deus], porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Ele zela pela Sua santidade, e a santidade de Deus é refletida principalmente pelo povo de Deus. Por isso Pedro diz, “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’” (I Pe 1:14-16)

O zelo pela santidade do seu nome deve ser a marca da Igreja de Cristo!

O que falta na igreja de hoje são homens como:

Elias - “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me” (I Re 19:14)

Paulo - que condena as pessoas que pregam um outro evangelho – “O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gl 1:7-10)

Epafras – homem que zelava pela igreja do Senhor – “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.” (Cl 4:12-13)

Isso é o que mais falta na igreja atual – homens como William Tyndale, Martinho Lutero, John Knox – homens de extremo zelo pela santidade de Deus.

Hoje as pessoas aceitam todo tipo de culto, todo tipo de adoração, todo tipo de doutrina, todo tipo de ‘jesus’ – sem zelo nenhum pela santificação do nome de Deus!

As pessoas aceitam todo tipo de heresia, culto e louvor, toda adoração cheia de corrupção, sem se levantarem para defender a santidade do nome de Deus!

Ninguém se levanta pela verdade e pela santidade de Deus, pois traz desconforto!

Essa história em Marcos 11 nos mostra o zelo de Jesus pelas coisas de Deus. O zelo de Cristo pela santificação do nome de Deus é tanta, que o lugar, ou a nação, ou a pessoa que professa ter os frutos de justiça de Deus, mas na verdade não produz nenhum fruto e acaba por profanar o nome de Deus, é condenada e amaldiçoada por Jesus!

Jesus condena toda instituição ou pessoa que proclama e professa pertencer a Deus, mas que na verdade não permanece em Cristo e não produz frutos do Espírito. A pessoa que traz consigo apenas profissão – sem mudanças radicais de caráter – é condenada por Jesus, pois Ele zela pela santidade de Deus!

Continue a leitura aqui