sexta-feira, 8 de julho de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO

Por Gustavo Barros


EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Efésios 6:10-18 é uma passagem de extrema importância para todos os cristãos – ela tem um significado muito especial para os nossos dias, pois ela nos ensina duas coisas importantes:
1 – A necessidade do cristão entender que ele está em uma batalha – e como soldado de Cristo ele tem o dever de lutar, e para lutar o cristão precisa entender que tipo de guerra ele está participando, quem é o seu Comandante, que tipo de armadura ele precisa...
2 – O conteúdo verdadeiro da batalha espiritual. Muitas igrejas ensinam cursos e pregam sobre batalhas espirituais, mas de uma forma bem diferente da que a Bíblia nos ensina. Por isso esse texto é de extrema importância. Nós vemos pessoas “batalhando” com gritos, uso de espadas e outros materiais, risos e etc. Mas são essas coisas a armadura que o cristão deveria usar?
Nós da Teologia Reformada temos a tendência de ir para o extremo do Pentecostalismo. Enquanto os pentecostais passam o dia “brigando” com tudo que é demônio, acusando tudo e todos de estarem endemoninhados [se uma lâmpada estora – eles falam que foi um demônio] – nós, reformados, temos a tendência de ignorar o fato de que a Bíblia fala sim que há uma luta espiritual e que nós cristãos devemos lutar – esquecendo que Deus, por meio da Sua soberana sabedoria, decidiu manter satanás agindo e usar a igreja como Seu exército. Os dois extremos são errados, o que precisamos é conhecer a Palavra para viver de forma correta e bíblica.
CONTEXTO DE EFÉSIOS:
Assim como na maioria das cartas de Paulo, os primeiros três capítulos de Efésios tem um foque totalmente doutrinário. Os três primeiros capítulos falam do que é ser um cristão – ver 1:3-7, 18. Paulo fala muito das benção que o cristão tem em Jesus.
No capítulo 2 Paulo explica um pouco mais o processo da salvação. Ele fala de presetinação e de salvação pela graça por meio da fé. Vs. 11-22, fala da formação da Igreja através de Jesus.
No capítulo 3 Paulo fala do mistério do Evangelho – ver v.6. Ver vs.8-10.
Veja como Paulo inicia o capítulo 4 - Παρακαλῶ οὖν ὑμᾶς ἐγὼ - “Eu rogo-lhes no entanto”.
É assim que ele também começa o capítulo 12 de Romanos -Παρακαλῶ οὖν ὑμᾶς - “Eu rogo-lhes no entanto”
O “No Entanto” traz de volta todo o contexto doutrinário que foi ensinado nos capítulos anteriores.
Paulo começa aqui, o que chamamos de, a parte PRÁTICA. Como colocar em prática toda a doutrina ensinada.
Ele começa falando de como viver usando os dons dados por Deus para a igreja (1-16), depois ele fala de colocar a nova vida que nós temos em Cristo em prática (20-24).
V.27 – Todos esses maus comportamentos dão oportunidades para o diabo.
Capítulo 5 Paulo fala de imitar a Deus, andar em amor e santidade, depois ele fala dos deveres dos maridos, esposas, crianças, senhores e escravos.
Tudo isso é a aplicação de 4:1 -Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam [περιπατέω - estilo de vida] de maneira digna da vocação que receberam. .
Por tudo que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito fez por nós (caps.1-3) é dever do cristão andar, ter um estilo de vida digno do chamado que recebeu – em humildade (4:1-3), como uma nova pessoa (4:24), em submissão (5:21)...
Quando andarmos/vivermos dessa forma – uma coisa é certa – nós seremos atacados!
Seremos atacados por todos os lados, pois o inimigo fica irado.
Precisamos estar alertas para essa verdade:
Tg 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
I Pe 5:8-9 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
II Co 2:11 – a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.
At 20:29 – Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Por isso, vigiem!
A Bíblia é clara em nos alertar para a verdade de que satanás ataca os cristãos. Mas o problema é que não é só o diabo, temos 3 grandes inimigos:
1 – A CARNE – Nossas própria natureza pecaminosa. A queda afetou todo o nosso ser, e apesar de sermos salvos da consequência final do pecado, ainda não fomos salvos da esfera do pecado. Isso é dentro de nós, não é de fora – diferentemente do que os monges acreditavam essa batalha é interna – ver Romanos 6-7.
2 – O DIABO – Além da nossa carne, nós temos um outro adversário – o diabo! Ef. 4:27. Ele é real e está sempre procurando um jeito de derrubar os cristãos. Antes nós pertencíamos ao Reino das Trevas, governado por satanás, mas agora fomos levados para o Reino da Luz e nos tornamos inimigos!
Como ele ataca?
3 – O MUNDO – Todo o sistema que vai contra os princípios de Deus. Essa é a grande arma de satanás. O mundo bombardeia as pessoas com todo tipo de doença espiritual, oferece falsos remédios [falsas religiões] e destrói a vida de muitos. Veja Ef. 2:1-3
Uma vez que fomos transportados para o Reino da Luz e passamos a andar como Jesus ordena, de maneira digna do chamado – a consequência é uma só: ATAQUE! II Tm 3:12 - De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Por isso Paulo encerra a carta de Efésios dando uma grande dica para os cristãos de como viver essa vida de intensa batalha:
6:10 - Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Paulo mostra que como Cristãos nós devemos nos fortalecer em Jesus e na força do poder dEle.
1:16-22 – Jesus tem todo o poder!
3:14-19- O Espírito Santo tem todo o poder!
A força não está no homem, mas em Cristo que venceu a morte!
Nós não lutamos contra pessoas, por isso o poder precisa vir de Jesu!
Como o poder do Senhor opera em nós?
Através da armadura dEle!
v.11 - Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.
A força vem da armadura – diferente dos soldados naturais.
Devemos vestir a armadura de Deus para ficarmos de pé – de pé e não no chão, no chão você perde.
Vestir TODA a armadura! Não só algumas partes. Um soldado não ia para a guerra com uma espada e sem capacete e escudo, ele precisava de TODA a armadura!
CILADAS – gk. methodeia – ele tem métodos de atacar todas as pessoas: rico, pobre, negro, japones, religioso... Ele tem métodos para tudo. Métodos = meios de conseguir algo, meios de pesquisar.
Muitas vezes essa cilada vem de dentro da igreja – através de falsas doutrinas: Ef 4:14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Satanás não é onisciente, mas ele é muito esperto e tem muitas ciladas.

DO DIABO – esse é o inimigo! Ele é chamado de mentiroso, assassino, acusador, tentador, destruidor, leão – pois ele é um sério inimigo. I Pe 5:8-9 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Você tem se fortalecido no Senhor, vestido a armadura dEle para ficar firme contra as ciladas do diabo?
v. 12 - pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Nós devemos nos fortalecer no Senhor e em Sua armadura, pois a luta não é terrena. Se a luta fosse terrena bastaria a gente ser forte, rico, poderoso e venceríamos facilmente. Mas o Reino nao é deste mundo – não avança com espadas. Diferente da Igreja Medieval.
Nós lutamos contra um poder demoníaco e espiritual.
Não lutamos contra pessoas! Apesar do diabo usar pessoas que estão sob o seu domínio, nossa luta não é contra pessoas – podemos sim mostrar quem são essas pessoas, principalmente dentro da igreja, mas devemos sempre lembrar que a luta não primairamente contra a pessoa em si.
v.13 - Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo
Visto que a luta é contra poderes e autoridades espirituais – a única maneira de conseguir a vitória é vestindo TODA a armadura de Deus – pois em Cristo há vitória.
A vitória vem da Armadura de Cristo que venceu todos poder: 1:19-23! Rm 1:4; I Co 1:18;6:14
Cl 2:15 - e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
RESISTIR NO DIA MAU – Todo dia é o dia mau, pois todo dia somos tentados e confrontados por satanás - 5:15-16
Resistir -ἀνθίστημι – Tg 4:7; I Pe 5:9 – a resitência vem através da submissão a Jesus e Sua Palavra.

Nossos dois grandes deveres: PERMANECER FIRME E RESISTIR!
E isso é feito através da armadura do Senhor.

Nossas maiores alegrias vêm das maiores vitórias, e as maiores vitórias vêm das maiores batalhas – isso só ocorre quando lutamos no poder da armadura do Senhor (John MacArthur)