terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jesus confronta o orgulho sectarista dos discípulos – Marcos 9:38-41

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus confronta o orgulho sectarista dos discípulos – Marcos 9:38-41

Pregado na manhã de Domingo, do dia 16/01/11,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:38-41 38 "Mestre", disse João, "vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. " 39 "Não o impeçam", disse Jesus. "Pois ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, 40 pois quem não é contra nós está a nosso favor. 41 Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa."

Introdução e Contextualização:

Em Mateus 7:13-14 Jesus diz, “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Umas das maiores dificuldades que encontro na vida e no ministério cristão é a balança entre ir para o:

LIBERALISMO = a pessoa abri o caminho mais do que é correto. A pessoa busca tanta unidade que ele despreza a verdade. Ele quer tanto a aceitação de todos que ele está disposto a abrir mão de suas convicções. Nesse grupo há pessoas que colocam adesivos no carro tal como, “Doutrina traz divisão, amor traz união”, “Mentiras e heresias são melhores que muitas divisões”.

O outro lado da balança está o:

LEGALISMO = a pessoa estreita ainda mais o caminho. Ela faz da porta estreita, algo impossível de se passar. Geralmente nesse lado está aqueles que fazem de tudo para se separarem de todos. Não há preocupação alguma com unidade.

São semelhantes aos fariseus!

A grande responsabilidade nossa é – Como não alargar o caminho que foi estreito por Deus e como não estreitar ainda mais esse caminho, para não ser condenado por Deus?

Nessa história veremos como o orgulho é um grande peso no lado do legalismo. O orgulho gera divisões e estreita ainda mais o caminho que Deus criou.

Contexto:

Jesus continua a trabalhar no caráter desses homens (8:27, 31, 34; 9:2, 28, 30-31). Temos visto a prioridade de Jesus em educar os Doze. O grande trabalho de Jesus vem sendo revelar o caminho da humildade e do sofrimento para entrar no Reino de Deus.

Como vimos na história anterior a preocupação desses homens não é com o sofrimento e morte de Jesus, mas com a posição, o status de cada um. Vimos Jesus tentando ensinar-lhes que o maior no Reino de Deus é na verdade o menor – a maior posição é dada para aquele que serve mais que todos, aquele que se coloca em último. Para exemplificar isso Jesus tomou um criança e mostrou que quem servir os cristãos mais desprezados e humildes, esses sim serão os primeiros.

É nesse tópico de receber a todos que naturalmente seriam rejeitados é que João se lembra dessa história que estudaremos agora.

Quem são as “crianças” do versículo 37? Aqui veremos o exemplo de uma dessas “crianças”. Os discípulos mais uma vez são um exemplo negativo, ao invés de receber esse homem, eles o desprezam!

Continue a leitura aqui